segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Conversas no carro.


"Mãe, estava pensando e decidi que não quero crescer. Quero ser sempre criança! "

Porque bebê ? Perguntei eu.

_ " Ah mãe, porque crescer é muito trabalhoso. As mulheres crescem, menstruam, sofrem pra ter filhos, envelhecem e depois "ainda" tem que morrer!...prefiro continuar criança. "


Na hora dei uma boa gargalhada e pensei: Onde é que esse ser andou aprendendo essas coisas ?

Rapidamente ela muda o assunto e continua conversando com o pai.

Em meio ao blá - blá - blá dos dois,brigas por causa do volume do rádio e pedidos de cd´s dos Jonas Brothers, mergulhei no silêncio , enquanto pensava no que tinha acabado de escutar...
Menstruar ? Sofrer para ter filhos?
Nessa idade, o máximo que eu sabia era a parte do envelhecer e depois morrer. E ainda assim , se falasse no assunto com meus pais, corria o risco de levar uma boa bronca ! (diriam:"onde ja se viu falar uma coisa dessas !...vai achar o que fazer menina! ")
"Crescer é muito trabalhoso! "
Uma criança que mal completou sete anos, derrepente fala de um assunto com tamanha segurança e maturidade que chega a assustar.
Ela cresce e amadurece na velocidade da luz.
Ja esta trocando precocemente as bonecas por cd´s, poster´s na parede do quarto (e não é da Xuxa diga-se de passagem)e só não usa maquiagem e tem celular porque eu ainda dou limites.
"Trabalhoso" mesmo esta sendo pra mim que sou mãe. Pois tenho que crescer mais que ela se quiser manter o controle da situação.
Tenho que ser inteligente e madura o bastante para deixar ela ser independente, sem que ela deixe de "me pertencer" antes do tempo.
... quanto mais eu a deixo "ser", mais responsável por ela eu me torno.

É filha , você tem razão :

Crescer é trabalhoso !!!





4 comentários:

  1. Pior é que além de dar trabalho, é cansativo e eu já aos quarenta me pergunto: Quando irei realmente crescer.

    ResponderExcluir
  2. Criança é boa pq às vezes dá uma chacoalhada para ver se a gente não cochila, né? rs
    : )

    ResponderExcluir
  3. Hummm, relendo agora lembrei-me de "Mar de Rosas" da Ana Carolina, inclusive minha monografia de epós foi sobre esse filme...
    No carro, um fusca viajavam Felicidade (norma Benguel) o marido Augusto(Hugo Carvana), e Betinha a filha (Cristina Pereira).

    A trama começa com Betinha fazendo xixi à beira da estrada, logo depois uma discussão no carro dá sequência a história que não é um mar de rosas...

    ResponderExcluir